Buscar
  • Bruno Chavarry

Em 10 Dias sua Conta de Luz vai Aumentar




Contagem regressiva: Faltam 10 dias para sua Conta de Energia subir quase 18%


A frase acima parece utopia, mas não é! É uma afirmação que infelizmente eu trago, mas que muitos não sabem que no setor elétrico todos os anos as Concessionárias ou Distribuidoras de Energia aumentam as tarifas de energia após estudos apresentados pelas empresas, sociedade e autorização da ANEEL.


A Light, concessionária que é responsável pela distribuição de energia elétrica de quase 4,5 milhões de unidades consumidoras carioca reajustará as tarifas de energia a partir do dia 13 de março deste ano.


O efeito desse aumento será sentido por todos os consumidores, desde residências até empresas.


Os 2 principais fatores que contribuem para este reajuste absurdo ainda é a crise hídrica de 2021 e a alta do dólar na compra da energia. Mas, existem outros encargos do setor que nós consumidores pagamos por falta de uma política pública coesa e de longo prazo.


Mas o que mais me chama a atenção, mas não me causa estranheza nenhuma são as perda não-técnicas, o famoso “gato”. Para especialistas da FIRJAN/RJ isso equivale a mais da metade de todo o consumo industrial o Rio de Janeiro e para ser mais claro, 40% da energia é furtada! Pasmem, 40 % !


Torna-se extremamente difícil empresas se tornarem próspera e competitivas com outros Estados da Federação em um ambiente desses.


É preciso investimento em infraestrutura no setor elétrico e a criação de subsídios para que não se dependa exclusivamente de Concessionárias.

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo