Buscar
  • Green Solar

Vision EQXX: o concept elétrico da Mercedes-Benz que usa energia solar

Veículo tem células solares que permitem mais 25 km de autonomia e usa materiais sustentáveis e reciclados no seu interior


A Mercedes-Benz acabou de apresentar uma das primeiras grandes novidades do ano no mundo da mobilidade sustentável: o Vision EQXX, um concept car elétrico solar, com mais de 1000 quilómetros de autonomia, que procura ser mais sustentável.

Em primeiro lugar, e uma das coisas que mais chama a atenção, é a utilização de energia solar. O EQXX tem 117 células solares no tejadilho que estão conectadas a uma pequena bateria que dá energia para os sistemas de luzes, de ar condicionado e de informação. Para além disso, num dia de sol, garantem uma autonomia extra de 25 quilómetros.


O novo concept da Mercedes-Benz foi toda desenhada tendo em consideração a aerodinâmica e a eficiência, o que permite um consumo de menos de 10 kWh por 100 quilómetros.


Outro fator interessante neste novo veículo elétrico solar do fabricante alemão é a sua bateria. É compacta, tendo menos 50% do volume e sendo 30% mais leve do que a bateria usada no EQS. Apesar de não se saber ao certo a capacidade, sabe-se que tem menos de 100 kWh.


A Mercedes-Benz procurou criar uma proposta que prime pela sustentabilidade e, por isso, foram utilizados materiais reciclados e sem ser de origem animal no interior. Por exemplo, o tecido das portas tem garrafas de plástico recicladas e foi também usado UBQ, um material que substitui o plástico e que é feito a partir de lixo doméstico.

O EQXX não deverá ser produzido em série, no entanto, muitas das tecnologias propostas deverão chegar a veículos futuros do fabricante alemão.


Leia a matéria completa em: https://away.iol.pt/mobilidade/veiculo-eletrico/vision-eqxx-o-concept-eletrico-da-mercedes-benz-que-usa-energia-solar/20220103/61d341940cf2cc58e7dad192

19 visualizações0 comentário